Serra Bendita – Associação

LI_SerraBenedita

A Serra Bendita – Associação foi constituída por tempo indeterminado e sem fins lucrativos e com carácter de desenvolvimento regional no âmbito geográfico da Serra do Marão, abrangendo freguesias dos concelhos de Baião e Amarante, do distrito do Porto e freguesias dos concelhos de Vila Real, Santa Marta de Penaguião, Peso da Régua e Mesão Frio, do distrito de Vila Real.
A Associação tem Sede no lugar da Rua, na freguesia de Teixeira, (União de Freguesias de Teixeira e Teixeiró), concelho de Baião, distrito do Porto e com o seguinte:
Endereço Postal – Rua do Pelourinho n.º 58c / 60
5040-030 Teixeira Bao;
NIPC – 508474736;

Fundação – Por escritura pública, no Cartório Notarial de Baião, a 11/03/2008;
Publicação no Diário da Republica a 02/04/2008;

Contato telefónico – 933317083;
E-mail – serrabendita_associacao@hotmail.com;

Logotipo – Em primeiro plano, um homem e uma mulher, que simbolizam os habitantes do território do Marão e em segundo plano, o sol nascente “sol lucet omnibus” que contorna, define e abençoa a Serra;
Fundadores – Carlos Alberto da Silva
– Eduarda Maria Borges Pereira Silva
– Rosa Silvana Pereira Carvalho

A Associação tem como objetivos:
Desenvolver a integração social dos grupos, comunidades ou populações da área geográfica da Serra do Marão, vulneráveis à ausência de condições económicas de subsistência, de emprego, de formação, de proteção social, familiar e educacional e de mecanismos de integração e igualdade de oportunidades.
Promover a identidade local, como estratégia para a criação de condições de fixação e melhoria da qualidade de vida, com base na valorização dos fenómenos de excelência do território: os recursos naturais, ambientais e culturais, o potencial turístico sustentável, o património, a qualidade proporcionada pela cultura rural e os elementos históricos e socioculturais.
Potenciar a atividade dos jovens, como participantes ou agentes dinamizadores, nos domínios da cultura, do desporto, da proteção ambiental, das tecnologias da informação e comunicação, da cidadania, da mobilidade, da cooperação, da interculturalidade, da educação não formal e do voluntariado de forma a garantir um equilíbrio e presença geracional diversificada para a grande região do Marão.
Para a realização dos seus objetivos a Associação tem as seguintes atribuições:
Criar e manter centros comunitários, creches, jardins-de-infância, espaços ocupacionais e lúdicos, lares e centros para a terceira idade, serviços de apoio domiciliário e de saúde a idosos e outros cidadãos necessitados.
Desenvolver ações de formação e empregabilidade, incentivo ao empreendedorismo local e valorização do território e património, assim como animação do espaço rural nas variantes socioculturais, desportivas, artísticas, ambientais, económicas, educacionais, entre outras.

Intervir em todos os domínios passíveis de suscitar um desenvolvimento sustentado para as populações da Serra do Marão, em parceria com entidades e organismos que contribuam para este objetivo, sejam nacionais ou internacionais, através de intercâmbios, candidaturas, programas e financiamentos no espaço da União Europeia.
Iniciativas a curto prazo:

  • A Associação está a promover a alteração dos estatutos, de forma a obter objetivos concretos no âmbito da ação social e juvenil.
  • Angariação de novos associados, motor essencial da vida associativa;
  • Incentivar a participação da população do território nas várias iniciativas da associação;
  • Colaborar com outras entidades na valorização e promoção do território e das suas populações.

Deixar uma resposta