Associação Empresarial de Baião

LI_AEB

Missão da AEB: Representação e defesa dos interesses comuns de todo o tecido empresarial de Baião, tendo em vista a promoção do desenvolvimento empresarial do Concelho e da região que integra, promovendo o dinamismo empresarial e a satisfação das diversas necessidades dos seus associados, empresas, empresários e empresárias.
Atribuições e Competências: A Associação Empresarial de Baião dispõe de um conjunto de serviços que visam proporcionar às empresas, empresários e empresárias do concelho respostas adequadas às múltiplas e constantes necessidades do dia-a-dia nomeadamente ao nível: Apoio Jurídico, Consultoria às Empresas, Gestão de Projetos, Projetos de Animação, Formação Profissional. A consultadoria prestada aos seus associados vai desde a área jurídica, até à financeira, passando pela Qualidade, HACCP, Higiene e Segurança e por último e com maior enfoque os Recursos Humanos. Para além disto a AEB dispõe na sua Sede do Balcão do Empreendedor, que presta apoio a todos os interessados na criação do seu negócio.
Recursos Físicos: A Associação Empresarial tem a sua Sede na Rua Comandante Agatão Lança nº12 – Loja2, em Campelo, Baião, onde para além do apoio administrativo desenvolve gabinetes de atendimento aos seus associados, empresas, empresários e empresárias. Para atividades que exijam outro tipo de espaço recorre-se ao aluguer do mesmo, como é exemplo a Formação Profissional;
Recursos Humanos: A AEB é composta pelos seus órgãos sociais (Assembleia Geral, Conselho Fiscal e Direção), a AEB apresenta nos seus quadros 2 Funcionárias a tempo inteiro. No entanto e para a prossecução da sua atividade a AEB tem protocolado a assistência de profissionais Especialistas nas mais diversas áreas da Consultoria, que lhe permite prestar um serviço completo a todos a quem a ela recorrem.
Dinâmica das Modalidades de apoio: Ao nível das modalidades de apoio a AEB aposta em ações de consultoria nas empresas com técnicos especializados, aposta também na formação
certificada, e em atividades de promoção e dinamização de todo o tecido empresarial do concelho.
Domínio de apoio mais procurado por parte das empresas /empresários: Formação Modular; Candidaturas a Apoios financiados pelo Governo de Portugal; Consultadoria em diversas áreas, apoio técnico à criação e consolidação de projetos de criação do próprio emprego – EPAT, entre outras.
Projetos / medidas/ ações/programas promovidos pela AEB e respetivo público – alvo: Formações Modulares, Dinamizar – Formação – Ação, MODCOM, Projetos de Igualdade do Género, Projetos Simplificados, Comércio Invest são Projetos promovidos pela AEB e o seu público-alvo enquadra-se nos empresários do concelho e respectivos colaboradores.
Promoção de formação: A AEB aposta nas Formações Modulares Certificadas para empresários e colaboradores das empresas, ou seja, formações sempre para ativos. As formações vão desde o Inglês, Informática, Cozinha, Artes Decorativas, Construção Civil, Costura, Vitrinismo, entre outras áreas, em média cada uma das turmas tem 15 formandos, e é exercida em horário pós-laboral.
Projetos e parcerias da AEB no desenvolvimento da sua atividade: A AEB aposta em vários projetos que dinamizam e promovem todo o Tecido Empresarial do Concelho, as Formações Modulares, Dinamizar – Formação- Ação, MODCOM, Projetos de Igualdade do Género, Vale Inovação, Comércio Invest, são os projetos em que a AEB tem vindo apostar, alguns ainda em fase de aprovação, outros que já finalizaram, mas todos estes surgem como ajudas aos nossos empresários, a nível da formação de cada um, a nível de consultoria e até mesmo da modernização e inovação dos estabelecimentos comercias. Ao nível de parcerias a AEB vem ao longo dos tempos a estabelecer cooperação mutua e a desenvolver contactos com várias entidades do concelho e não só. Parceiros como a Câmara Municipal de Baião, Juntas de Freguesia, Agrupamentos de Escolas, CLDS+ 3”is”, Santa Casa da Misericórdia de Baião, IEFP, Dólmen, Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, ajudam a AEB a crescer como instituição e ao mesmo tempo a AEB consegue dar resposta a um conjunto de situações que surgem no envolvimento com estas entidades. A AEB faz parte integrante do Conselho Empresarial de Tâmega e Sousa, organismo importantíssimo na nossa região. O CETS tem como finalidade o desenvolvimento homogéneo e sustentado, o estudo, a defesa e a promoção das empresas e dos interesses socioeconómicos da Região NUT III Tâmega, mediante a cooperação e representação das respetivas estruturas associativas empresariais, assim como outras organizações que o integrem.
Potencialidades e Constrangimentos da AEB no desenvolvimento da sua atividade: Ao nível das Potencialidades, a AEB de acordo com indicação do Novo Quadro Comunitário vai ser um agente de grande importância na contribuição para o desenvolvimento económico do concelho. A envolvência no CETS será também uma potencialidade para a Associação Empresarial de Baião, dado que as novas candidaturas aos projetos do QREN terão mais viabilidade feitas em conjunto.
O TRABALHO DESENVOLVIDO PELA AEB…
A realização do Desfile Moda Baião, um dos maiores eventos da AEB, e com grande projeção a nível concelhio, as várias Edições da Feira de Stock Off, sorteio da iniciativa Compre em Baião, com a atribuição de grandes prémios, a Gala do Empresário/a do Concelho de Baião um evento com muito glamour e onde empresários/as do concelho foram reconhecidos pelo mérito empresarial desenvolvido, a elaboração de candidaturas às empresas e empresários das Medidas de Apoio do IEFP, a colocação de jovens estagiários na empresas, a Divulgação do Tecido Empresarial de Baião junto dos alunos das escolas, o Encontro do Tecido Empresarial do Concelho, as conferências e reuniões desenvolvidas, o Projeto Comércio Investe, que surgiu para a modernização dos espaços comercias na Vila de Baião, e para a promoção e dinamização do comércio local, do comércio de rua, entre muitas outras atividades que se vão realizando com muito sucesso e com grande orgulho da Direção desta associação.
A AEB consegue todos os anos um aumento de inscrições de associados, sinal do bom trabalho desempenhado e das diversas atividades que a AEB vai organizando e que são apelativas aos olhos dos nossos empresários/as.
O trabalho em equipa é fruto de uma associação mais fortificada, e esta Direção procura isso mesmo, programar iniciativas que envolvam os vários sectores de atividade, pois é importante, cada vez mais a união entre empresários, isto para que em conjunto possam lutar e alcançar metas com maior facilidade, e também porque o sucesso do empresário e da empresária passa pela cooperação e aprendizagem em conjunto. A participação ativa de todos os empresários e empresárias nas iniciativas da AEB é um objetivo que a Direção da AEB tem vindo a alcançar de ano para ano.
A AEB encontra-se sempre ao dispor das empresas, empresários e empresárias do nosso concelho para apoiar, dinamizar e promover cada área empresarial, sempre com o lema “ O sucesso das nossas empresas será maior, quanto maior for a capacidade de resolvermos os problemas em conjunto”.
A AEB deixa a mesma mensagem de ano para ano, apesar das circunstâncias adversas “faremos todo o esforço que seja necessário para cumprir a vontade dos nossos Associados, ao nos concederem a confiança para gerir os destinos desta Associação. Queremos que os nossos associados tenham uma noção correta da vida e gestão desta Associação, que façam parte desta, e que ajudem a tornar esta associação numa estrutura fundada no trabalho de equipa e totalmente aberta aos desafios da modernidade”.

Contactos da AEB
Morada: Rua Comandante Agatão Lança nº12 – Loja 2 | 4640-142 Campelo | Baião T.255 541 638 F.255 541 680 Email: geral@aebaiao.com
Site AEB: www.aebaiao.com
Facebook AEB: www.facebook.com/aebaiao/
Facebook Compre em Baião – Comércio Tradicional: www.facebook.com/Compre-em-BAIÃO-Comércio-tradicional-1655100754757826/
Acompanhe o trabalho da AEB…
Representamos e defendemos os interesses comuns de todo o tecido empresarial do Concelho de Baião!

http://aebaiao.blogspot.pt/

Deixar uma resposta