Santa Casa Mesericórdia de Baião

LI_SantaCasa

A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Baião, foi fundada no dia 22 de Fevereiro de 1933. É uma corporação perpétua de assistência e utilidade pública. De personalidade jurídica canónica e civil, a Misericórdia de Baião, bem cedo se organizou com o fim específico de praticar obras de misericórdia “corporais e espirituais”, gozando de autonomia administrativa e da confiança dos seus benfeitores.
De acordo com os princípios orientadores, a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Baião, iniciou as suas actividades pela “construção, sustentação e administração” do Hospital, que abriu as suas portas aos doentes em 1 de Janeiro de 1957. Destinado, especialmente, ao tratamento gratuito de todos os enfermos, indigentes e desvalidos e por socorrer os irmãos pobres no seu domicílio.
Com a nacionalização do seu Hospital em 1974, a Misericórdia de Baião, incidiu o seu raio de acção no apoio e protecção à população idosa e dependente do concelho. Tendo como objectivo prioritário aumentar e melhorar os serviços prestados, esta Misericórdia inaugurou em 1 de Dezembro 1987 um Lar de Idosos com capacidade para 65 camas. Pretendia-se com a criação desta valência, contribuir para a melhor integração da população idosa num novo espaço social, na defesa e promoção dos seus direitos, sendo o idoso encarado na sua vertente mais global, isto é, como total agente de direitos e deveres, nas diferentes áreas que ocupa, quer seja na Saúde, Segurança Social, Actividades de Vida Diária e lazer.
Em relação às pessoas com deficiência, a Misericórdia implementou em Outubro de 1995 um Centro de Actividade Ocupacionais (C.A.O.), dirigido a jovens e adultos portadores de deficiência grave e/ou profunda.
Relativamente à população em geral, a Misericórdia implementou em 1995 uma Clínica Médica com várias especialidades clínicas, bem como um Centro de Fisioterapia.
Em 17 Dezembro de 2001 inaugurou um Lar de Idosos em Santa Marinha do Zêzere. Mais tarde, implementou a valência do Apoio Domiciliário, da qual saíram dois protocolos com a Segurança Social: um para Apoio Domiciliário Tradicional e um para Apoio Domiciliário Localizado.
No dia 1 de Abril de 2005, esta Instituição assinou um protocolo com a Segurança Social, no âmbito do Rendimento Social de Inserção (RSI), com o objectivo de acompanhar 180 famílias, através da elaboração de programas de inserção, que se mantém até aos dias de hoje.
Em 10 de Abril de 2007, assinou um Protocolo tripartido com o Instituto da Segurança Social e a Câmara Municipal de Baião, para a concretização do Programa CLDS (Contrato Local de Desenvolvimento Social), projecto pioneiro no País, que visa a promoção da inclusão social dos cidadãos através de acções, cujo objectivo é o combate à pobreza e exclusão social em territórios deprimidos. O CLDS mantém-se no Concelho de Baião e actualmente é designado de CLDS 3G “Integrar Baião”.
No dia 19 de Julho de 2009, inaugurou o segundo Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) na freguesia de Mesquinhata, para cidadãos com deficiência do Concelho de Baião.

Em 20 de Abril de 2012, assinou Protocolo com o Instituto de Segurança Social, no âmbito do Plano de Emergência Alimentar (Cantina Social). A Cantina Social insere-se na Rede Solidária das Cantinas Sociais e constitui-se como uma resposta de intervenção no âmbito do Programa de Emergência Alimentar, que tem como objectivo suprir as necessidades alimentares dos indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómica, através da disponibilização de refeições.
No ano de 2014, implementou o projecto-piloto do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), integrado na RLIS (Rede Local de Intervenção Social), através de convite do Instituto de Segurança Social.
Em 2015, a convite do Instituto de Emprego e Formação Profissional, integrou na RLIS o Gabinete de Inserção Profissional (GIP), que funciona na freguesia de Santa Marinha do Zêzere.
Procurando contribuir, com os seus equipamentos e valências, para a satisfação das reais necessidades do Concelho, a Misericórdia de Baião tem vindo a colaborar estreitamente com diversas instituições congéneres, governamentais, ou de interesse público.
A Santa Casa da Misericórdia de Baião é membro fundador da União das Misericórdias Portuguesas, é associada da Rede Europeia Anti-Pobreza, mantém acordos de cooperação com diversos organismos governamentais, colabora com o Banco Alimentar, com os Agrupamentos de Escolas do Concelho, IPSS’s, entre outras organizações concelhias, nas suas diversas iniciativas e actividades.
É representante das IPSS’s no Núcleo Executivo da Rede Social e no Conselho Municipal de Educação e é membro do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Vale de Ovil.
Nesta instituição trabalham mais de 100 funcionários distribuídos pelas suas valências e serviços.

PROJETOS SANTA CASA DA MISERICÓRDIA
1. Serviços Centrais – Edifício Hospitalar;
(Serviços Administrativos, Apoio à Gestão, RSI e SAAS)
2. Clínica Médica e Centro de Medicina Física e Reabilitação – Edifício Hospitalar;
3. Núcleo de Desporto Adaptado – Consolidar o núcleo, nas modalidades de futsal e natação e promover a sua participação nas diversas provas regionais e nacionais;
4. Requalificação do segundo bloco do Lar de S. Bartolomeu;
5. Projecto Futuro: Construção de um Lar Residencial para portadores de deficiência.

Contactos:
Telefone 255 541365
Fax 255 542 902
Site www.scmbaiao.com
E-mail geral@scmbaiao.com

Deixar uma resposta