Casa do Povo de Campelo

LI_CasaPovo

A Casa do Povo de Campelo Baião foi fundada em 06 de Julho de 1971, tendo sido emitido o respectivo Alvará, na mesma data, pelo Sub-Secretário de Estado das Corporações e Previdência Social e publicado no Boletim do Instituto Nacional do Trabalho e Previdência, nº 28, do ano 30 de 06 de Julho de 1971
Foi por iniciativa do Senhor Lourenço de Jesus Baptista que esta Instituição foi fundada, da qual foi o primeiro Presidente., sendo, a restante Direcção composta por Trajano Pinto Barbosa, Belmiro Luís Pereira, Joaquim Augusto da Fonseca e Emília da Conceição Mesquita Magalhães.
Pelo Alvará supra mencionado, publicado no Boletim do Instituto Nacional do Trabalho e Previdência, foram aprovados os Estatutos, que constam de 93 artigos distribuídos por X capítulos, ficando a Instituição a abranger, nessa data, as freguesias de Loivos do Monte, Ovil, Campelo, Gôve, Mesquinhata e Grilo, todas do Concelho de Baião, conforme consta do mesmo. A Casa do Povo foi constituída como instituição de previdência social, designadamente os de acção médico-social, assistência materno-infantil e protecção na invalidez.
A sua sede, inicialmente, situou-se no 1º andar da casa do Capeleira, casa entretanto demolida para a abertura da rua Comandante Agatão Lança, que liga a Igreja de Campelo ao Posto da GNR local.
Em Janeiro de 1972, a sede da Casa do Povo passou para a Rua de Camões, nº 352, Campelo, Baião, onde se mantém actualmente.
Em consequência da Revolução de Abril de 1974 estas Instituições sofreram modificações, sendo destituídos os órgãos sociais, por Despacho do
Ministério dos Assuntos Sociais, de 26/09/1974, passando a ser regidas por uma Comissão Directiva.
As funções directivas ficaram distribuídas do seguinte modo: Presidente – Arnaldo Caçoilo Fidalgo; Tesoureiro – José Madureira da Fonseca; Secretário – Joaquim Barbosa Martins; Vogais – António Pinto de Miranda, António de Freixo e António Monteiro.
Em 1985 houve uma mudança estrutural no âmbito dos fins a que prosseguiam as Casas do Povo, tendo sido extinta a Junta Central das Casas do Povo e passando as suas atribuições para os Centros Regionais de Segurança Social, nos termos do Decreto-Lei nº 185/85. Apesar disso, esta Instituição prosseguiu os seus fins, reduzida a actividades culturais, desportivas e recreativas.
A Comissão Directiva, Em Janeiro de 1987, decidiu criar a Escola de música da Casa do Povo e a sua Orquestra Juvenil, tendo como seus primeiros Professores o Sr. Manuel António Cardoso – Teclas e cordas e o Sr. Manuel Cardoso Casimiro – instrumentos de sopro.
Lamentamos que não se possa fazer uma descrição mais pormenorizada da vida desta Instituição, por não sermos possuidores de elementos correspondentes aos anos de 1988 a 1999, anos em que a Instituição passou por uma fase mais conturbada na sua existência.
Outros professores passaram por esta Instituição ao longo dos anos, sendo que actualmente conta com o Sr. Manuel Casimiro, Rosário Queirós, actual Presidente da Casa do Povo, Paulo Azeredo, Manuel Silva, Rita e Bruno.
A casa do Povo conta, actualmente, com cerca de 90 alunos, aprendendo diversos instrumentos, Órgão, Piano, Acordeão, Guitarra clássica, Guitarra de fado, Bateria, Violino, não esquecendo a respectiva formação musical.
A escola de música da Casa do Povo tem participado em diversas actividades, fazendo audições, dando concertos, cantando as janeiras, actuando em festas e romarias, participando em festivais, dos quais destacamos os festivais nacionais de tocadores de acordeão.
Participa em intercâmbios com outras instituições, tais como Casas do Povo, centros de dia, creches/ infantários, Lares de idosos, Hospitais, Juntas de freguesia e câmara Municipais, entre outras.
A casa do Povo de Campelo Baião tem vindo a desenvolver um projecto que visa a passagem da sua escola de música a Conservatório, de forma a que a formação ministrada pela sua escola de música possa ser reconhecida oficialmente.
Neste sentido tem vindo a ser encetadas reuniões com diversas entidades, desde logo com a Câmara Municipal de Baião, no que concerne à construção das instalações necessárias ao funcionamento do mencionado Conservatório, tendo a ideia sido bem acolhida pelo Sr. Presidente da Câmara, dado que o Conservatório funcionaria como pólo dinamizador e mais valia para o desenvolvimento sócio cultural deste Município.
Pretende esta Casa do Povo celebrar protocolos de cooperação com todas as Instituições concelhias, nomeadamente, com outras Casas do Povo, escolas, Infantários, Lares e centros de dia, Grupos folclóricos, Corais, Bandas de música, outras ligadas à cultura, sociais ou desportivas.
Podendo, sempre que possível alargar esta cooperação a outras instituições nacionais.
Agradecemos a todas as pessoas e Instituições que nos ajudaram e continuam a apoiar na prossecução dos objectivos desta Casa do povo.
A Orquestra da Escola de Música da Casa do Povo de Campelo, foi fundada a 20 de Dezembro de 2009 e deu o seu primeiro concerto no dia 10 de Junho de 2010 no Auditório Municipal de Baião.
A Orquestra é composta por alunos da instituição, acompanhada pelos professores .
Tem realizado actuações em festas, tirado as procissões, actuando em feiras gastronómicas, casamentos, baptizados, comunhões e outros eventos.

Contacto 255541213 ou 912326129.
Email escolamusicacpcamp@sapo.pt
Presidente Atual: Maria Rosário Queirós

Deixar uma resposta