ADEGRIL – ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DO GRILO

Adegril_logo

A Freguesia de Grilo fica localizada entre as freguesias do Gôve, Mesquinhata e Santa Leocádia, situando-se a seis quilómetros da sede de concelho – Campelo Ovil – abrangendo, segundo Gonçalves (2009, p. 153), uma área de seiscentos e onze hectares “que corresponde a 3,47% da área total do concelho”. Esta freguesia pode ser, portanto, considerada de pequena dimensão, sendo a agricultura um dos principais meios de subsistência dos seus quinhentos e noventa habitantes (segundo os Censos 2011).

Após a fundação da AGRICUR – Associação Grilense de Cultura e Recreio,  em 23 de fevereiro de 1991 por Alberto Paulo Carvalho da Silva Patrício, David Cardoso e outros, sentiu-se a necessidade de colmatar algumas lacunas na freguesia, nomeadamente de caráter social, às quais a AGRICUR não poderia dar resposta visto que a sua missão não passava por tentar resolver problemáticas sociais.

Assim, sendo considerada “uma pessoa muito empenhada no desenvolvimento da freguesia do Grilo na parte cultural, social e desportiva” (Gonçalves, 2009, p. 159), Alberto Paulo Carvalho da Silva Patrício, bem como Abílio Fernando de Sousa Pereira e Ana Alice Azeredo Rodrigues, então presidente da Junta de Freguesia, fundaram a ADEGRIL – Associação de Desenvolvimento do Grilo, cuja escritura de constituição foi exarada no Cartório Notarial de Baião a 20 de março de 1996 e que, além dos sócios fundadores já referidos, inclui também outros que constituíram os órgãos sociais abaixo discriminados:

 

 

 

Quadro 1 – Elementos que constituíram os primeiros Órgãos Sociais da ADEGRIL à data da sua fundação

DIREÇÃO
Alberto Paulo Carvalho da Silva Patrício
Ana Alice Azeredo Rodrigues
Abilio Fernando de Sousa Pereira
ASSEMBLEIA
Manuel Eduardo Madureira Vasconcelos
Modesto Pinheiro de Barros
Manuel Cardoso
CONSELHO FISCAL
Abel de Sousa Pinto
António Pereira Cardoso
António Barros

 

Tendo sido cumpridos, até ao momento, cinco mandatos completos de duração trienal, o primeiro mandato foi liderado, como já vimos por Alberto Patrício, o segundo, terceiro e quarto por Ana Alice Rodrigues e, ainda que tenha assumido um quinto mandato, acaba por falecer em 2012, dando lugar à sua substituição na presidência da ADEGRIL, seguindo a ordenação da respetiva lista, por Susana Patrício, viúva do entretanto falecido Alberto Patrício, a qual recusa aceitar o cargo e este acaba por ser aceite pelo elemento seguinte, José Magalhães.

De acordo com o Artigo 2º do Capítulo I dos Estatutos da Associação, esta “é uma instituição particular de solidariedade social que tem por objetivo o apoio à infância, juventude e terceira idade e visa melhorar as infra-estruturas da freguesia” e, no âmbito deste objetivo, a ADEGRIL firma um acordo de apoio social que entra oficialmente em vigor a 1 de setembro de 1998; no entanto, tendo sido a associação criada em 1996 e, não querendo ver a sua missão estagnada devido às burocracias inerentes ao estabelecimento deste acordo, os fundadores da associação colocam em funcionamento, logo desde o início, as suas valências de centro de convívio e apoio domiciliário.

Ainda que sem instalações próprias, o executivo da Junta de Freguesia, liderado por Ana Alice Rodrigues, disponibiliza o espaço da sede da Junta de Freguesia à ADEGRIL e foi aqui que começou a funcionar o Centro de Convívio e onde foram realizadas algumas das tarefas inerentes ao serviço de apoio domiciliário.

Com duas funcionárias a trabalhar três horas por dia, o Centro de Convívio abria aos seus utentes duas vezes por semana e, durante o qual, era fornecido um lanche a meio da tarde. Em regime diário era disponibilizado o serviço de apoio domiciliário que era facilitado por uma carrinha comprada para os fins da Associação um mês antes da constituição oficial desta. O apoio domiciliário começou por ser usufruído por cinco utentes que tinham direito à refeição de almoço (que acabaria também por servir de jantar), tratamento de roupa, higiene da casa e também pessoal, bem como apoio psicossocial.

Com apoio financeiro da DREN – Direção Regional de Educação do Norte, a 10 de outubro de 2002 é inaugurado o edifício onde atualmente é a sede da ADEGRIL e onde funcionam todas as suas valências: as mesmas que já funcionavam no espaço da Junta de Freguesia – centro de convívio e apoio domiciliário –  e às quais acrescem os serviços de Jardim de Infância e Atividades de Tempos Livres (ATL).

No que se refere ao serviço de Jardim de Infância, o mesmo funciona desde 1 de setembro de 2002, um pouco antes da inauguração oficial do edifício, tendo a turma do primeiro ano letivo vinte crianças, sob a responsabilidade da Educadora Paula Pinto (que ainda hoje desempenha as mesmas funções na ADEGRIL e com as inerentes responsabilidades). O serviço de ATL começou a funcionar precisamente um ano depois do Jardim de Infância mas acabou por ser extinto mais tarde por falta de utentes, no entanto esta é uma valência que se pretende retomar.

Tendo já mais carrinhas que possibilitavam o transporte coletivo de crianças, a ADEGRIL não se limitou a abranger a freguesia de Grilo, indo recolher crianças a freguesias vizinhas como Mesquinhata, Santa Leocádia, Gôve e até freguesias pertencentes ao concelho de Marco de Canaveses como Soalhães, Paredes de Viadores e Paços de Gaiolo, o que nos leva a comprovar a efetiva importância desta associação visto que, além de colmatar as necessidades da própria freguesia em prol da qual foi criada, atende também às necessidades de outras freguesias e ainda de outros concelhos.

Atualmente, o Centro de Convívio da ADEGRIL funciona, não duas vezes como acontecia no inicio, mas três vezes por semana – a saber, segundas, quartas e sextas –sendo fornecido igualmente o lanche aos quinze utentes que nele participam. Quanto ao apoio domiciliário, a ADEGRIL tem firmados com a Segurança Social vinte e cinco acordos que garantem as condições mínimas de qualidade de vida aos utentes que usufruem deste serviço, tendo direito às mesmas condições fornecidas já no início: uma refeição diária, tratamento de roupa, higiene da casa e pessoal, bem como apoio psicossocial. Sempre que os utentes necessitam de deslocar-se a uma consulta médica, por exemplo, a ADEGRIL garante o transporte dos mesmos de forma cómoda e com apoio à locomoção, no caso dos utentes com dificuldades.

Neste momento, a ADEGRIL possui seis carrinhas: três destinadas ao transporte coletivo de crianças e idosos e outras três destinadas ao apoio domiciliário. Está prevista a aquisição de uma sétima carrinha, a curto-prazo.

A quantidade de sócios tem sido volátil ao longo destes anos visto que muitos já faleceram e, enquanto uns desistem, outros novos sócios se inscrevem.

Estando no seu sexto mandato, liderado por Ana Maria Parreira, a ADEGRIL completou cinco mandatos, todos eles de comprovada dedicação e amor à causa.

A 3 de fevereiro de 2004 faleceu Alberto Paulo Carvalho da Silva Patrício.

A 11 de janeiro de 2013 faleceu Ana Alice Azeredo Rodrigues.

No entanto, as suas vontades de ajuda ao próximo e mais necessitado, de luta, de dedicação, de amor à causa, continuam bem presentes na atividade da ADEGRIL provando que, ainda que o corpo sucumba à fragilidade da vida terrena, a missão que se propuseram empreender continua bem viva, tendo como prossecutores desta missão os atuais elementos constitutivos dos órgãos sociais do mandato em vigor.

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

ADEGRIL – Estatutos [texto policopiado]. (s.d.). (s.l.): Associação de Desenvolvimento do Grilo. Fls. 114 – 122.

Gonçalves, José Alberto. (2009). Baião através dos tempos. (s.l.): Autor.

Deixar uma resposta